Maringá na rota dos estudantes estrangeiros!


Keuren Celeste da Silva Fragoso,
25 anos, de Luanda - Angola
em Maringá desde 2011

Aqui no  Arquitetando Cidade e o Cidadão os trabalhos estão a full. Nesse momento de interesses por cidadania e consciência coletiva, tivemos a grata alegria de conhecer Keuren, angolana, estudante de biomedicina, há 5 anos em Maringá. Aí o papo fluiu com Márcia Mazzeto, uma das nossas colaboradoras. 
Nas minhas andanças pela vida, vivi por 12 anos e meio como estrangeira, e sei muito bem o que isso representa. Sabendo da experiência de Keuren, achei bacana compartilhar com vocês!

Olha aí o resultado!! 


Arquitetando: Comente um pouco sobre o curso que você escolheu fazer no Brasil.


Keuren: Acabei de me formar em Biomedicina, na Unicesumar. Sempre falo que não escolhi e sim que fui escolhida. Não era a minha primeira opção de escolha, mas me apaixonei e é nesta área que quero atuar!
É um curso amplo, com 35 áreas de atuação até o momento. Para especializações como a de Perito criminal, Toxicologia, Reprodução animal e humana, Análises Clínicas, Diagnóstico por Imagem, entre outras. A mais nova delas é a da Estética.

Arquitetando: Você sabe se há muitos estudantes que vieram da sua localidade para o  Brasil?

Keuren: Sim, mas éramos um número maior. Tenho a informação de que só em São Paulo, capital, há cerca de 10.000 angolanos que vieram em busca de formação.

Arquitetando:
Sabe-se que há filhos de autoridades que também escolheram estudar em Maringá você os conhece? Conte-nos sobre a sua escolha pela nossa cidade. Maringá ou a Universidade é o que os atraem em
busca de novas experiências, fora do seu país?

Keuren: Sim, conheço alguns. No entanto, quase ninguém de lá conhece Maringá especificamente.Conhecem ou ouvem falar normalmente das cidades grandes. Estamos aqui pela universidade,
que por causa das várias pessoas, que vieram e se formaram aqui, é bem divulgada e conhecida lá.
  Tivemos a sorte de estar nessa cidade. Maringá é uma cidade tranquila ao contrário de grandes centros como Curitiba, São Paulo, Salvador, Recife que também acolhem estudantes de Angola.

Arquitetando: Você volta para Angola ou pretende permanecer no Brasil?

Keuren: Estou aqui desde 2011 e toda a minha família em Angola. Cumpri
 com o meu objetivo de buscar a graduação em Biomedicina, um curso que me apaixonei,e pretendo voltar para o meu povo, para minha casa, ainda esse mês e contribuir com a
 reconstrução do meu país.

Arquitetando: O que você tem para dizer sobre Maringá?

Keuren: Maringá é uma cidade linda e tranquila. Se eu pudesse levaria na mala comigo (rsrs).No entanto sabemos que, como toda cidade que se expande, ela também poderá se tornar como uma das cidades que citei, em questão de segurança pública e outros problemas. Espero que não!

Comentários

Postagens mais visitadas