Mestre é o plano - Maringá do Futuro

Sozinhos somos brilhantes, mas juntos imbatíveis!
Metade da população deve estar pensando: o que é esse trem de masterplan? A outra metade nem ta pensando nada porque ainda não sabe desse movimento genial.  


O masterplan não é bicho de sete cabeças. Nem é um projeto para beneficiar grandes empresários em detrimento dos menores, como já se ouvem murmurinhos em rodas de boteco. Ao contrário! Na década de 30, antes que tudo começara por essas bandas, pensou-se no futuro. Contrataram Jorge Macedo de Vieira para desenhar uma cidade: Maringá. Ainda na prancheta pensou-se em tudo, ou quase tudo. Usando a topografia do terreno, dois grandes pulmões verdes e ideais das cidades jardins, projetaram o traçado urbanístico, econômico e social  de Maringá. Isso. Já lá traz, se pensava em tudo isso. Onde as pessoas iriam viver e onde iriam trabalhar. Onde iriam estudar. Onde iriam se divertir,  realizar esportes. Como o trânsito iria fluir. Em 1947 Maringá tornou-se realidade. 
Homens e mulheres aqui vieram e instalaram suas casas, suas atividades. Nesta terra depositaram suas esperanças e fincaram suas raízes. Crises foram e vieram. A sociedade decidiu se organizar. Fundou-se  a ACIM. Em 1996 deu-se o pontapé inicial para a criação do CODEM. Em 1997 o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá já era operante. Criou-se um modelo para Maringá 2020 - logo mais Maringá 2030. Em 2008, foram revisados os planejamentos estratégicos e observados os indicadores de crescimento. Em 2012 viu-se a necessidade de profissionalizar esse processo, e pensar em Maringá 2047. Mas como fazer isso? Com a internet e as informações na ponta dos dedos não é preciso ir longe para ter notícias de experiências mundiais de cidades planejadas. Mesmo assim, buscou-se saber mais e ver de perto como funcionam esses processos de planejamento. Visitas a Singapure, Perth, Barcelona, Bilbao, NewYork nortearam os interesses dos líderes maringaenses. Estudos aprofundados levavam a confirmar que era necessário planejar de novo. Mas...e como fazer isso? Correram atrás de respostas. Consultaram meio mundo. E entenderam que deveriam fazer um diagnóstico para conhecer a vocação da cidade. 

Vamos entender juntos?
Toda semana, entendo postar novidades sobre esse assunto. Além de apresentar um novo quadro no Programa Arquitetando na Band - A Cidade e o Cidadão, todos os sábados 12:15h!! Fique ligado.



Comentários

Postagens mais visitadas